terça-feira, 7 de agosto de 2012

Resumo do livro Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões


O livro é sobre a história de Robin Hood. Personagem fictício nomeado como o “Príncipe dos Ladrões”. Ele era chamado assim por roubar dos ricos e dar para os pobres.

O príncipe João, irmão do rei Ricardo, estava cobrando muitos impostos sob o pretexto de pagar o resgate do rei, que havia sido capturado nas Cruzadas. Apesar do valor do resgate já ter sido alcançado, o ganancioso príncipe João continuava explorando o povo da região.

Não satisfeito com a situação o povo, junto com um grupo de rebeldes, resolveu se rebelar contra os desmandos do príncipe. É nesse momento que surge Robin Hood. Ele havia lutado nas Cruzadas e acabava de retornar para casa. Logo em sua chegada, depois de um longo tempo distante, Robin recebe a notícia da morte de seu pai e da opressão do príncipe sobre a aldeia.

Robin então junta-se ao grupo de rebeldes. Para recuperar o dinheiro que o príncipe João estava extorquindo do povo, eles decidem usar a mesma estratégia: cobrar impostos de quem passava pela Floresta de Sherwood, uma vez que os cobradores de impostos eram quem mais faziam essa travessia pela floresta. Robin e seu bando, recolhiam parte do ouro de quem passava e se tentassem enganá-los dizendo que estava levando menos do que realmente tinha, eles ficavam com todo o ouro.

O ouro recolhido por Robin Hood era em parte devolvido à população da cidade como forma de compensar os impostos abusivos cobrados pelo príncipe. A outra parte era guardada para pagar o resgate do rei Ricardo.

O príncipe João muito incomodado com essa situação, uma vez que frustava seus interesses e ganância, oferece um prêmio pela captura de Robin Hood: 500 moedas de ouro para quem a realizasse.

No castelo havia pessoas, como Lady Marian, que simpatizavam com o que Robin Hood fazia. Ela dava informações sobre o que o príncipe e o xerife estavam  tramando contra Robin.

Como Robin Hood era um ótimo arqueiro, o príncipe resolveu fazer um torneio de arco e flecha para assim tentar capturá-lo. Robin resolve participar do torneio só que disfarçado. No torneio, um ex-companheiro de Robin nas Cruzadas e pelo qual nutria certa rivalidade, Hugo, está participando do evento e Robin decide desafiá-lo.

Robin ganhou a competição e o xerife, já desconfiado de quem era realmente o participante, anunciou o vencedor: Robin de Loxley. Quando foram levar Robin preso, Hugo deu um soco na face dele, disfarçadamente escondendo a ponta de uma flecha em sua boca Robin.

Enquanto Robin era capturado pelos soldados do príncipe, o Rei Ricardo aparece na floresta para os rebeldes. Ele os convence a fazer um ataque surpresa ao castelo no dia do enforcamento de Robin Hood.

Quando Robin foi capturado, a traição de Lady Marian foi descoberta pelo príncipe. Então, ele determina que ambos sejam enforcados no mesmo dia. No momento em que Lady Marian ia ser enforcada, o Rei Ricardo e os rebeldes começam o ataque. Quando o alçapão se abriu, Robin Hood conseguiu lançar uma flecha que partiu a corda que estava no pescoço de Lady Marian.

O ataque foi um sucesso, o Rei Ricardo conseguiu capturar o príncipe João e o xerife. Como punição, o príncipe João foi expulso da Inglaterra e perdeu seu título de nobreza.

Robin e Marian se casam e a ordem é reestabelecida na Inglaterra.

¬_¬ (Daniel) 

28 comentários:

  1. Respostas
    1. kkk 2013 boa época quer dizer que ele deixou a flexa na boca do robin pra ele usar depois

      Excluir
    2. kkk 2013 boa época quer dizer que ele deixou a flexa na boca do robin pra ele usar depois

      Excluir
  2. Vcs reclamam mas tão e com inveja. E outra faz melhor lesados

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. To meio atrasada mas nesse texto parece ser Narrador Observador 3a pessoa

      Excluir
  4. Bom trabalho, o resumo está muito bom

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Homogênea hood os amigos dele preso na força

    ResponderExcluir
  7. Bgd estava precisando fazer um resumo sobre edse livro👏

    ResponderExcluir
  8. Quem é do 6 ano 4 e tá fazendo trabalho do professor Lucio? Se vcs lerem meu comentário saiba que eu sou o Gabriel Marinho

    ResponderExcluir
  9. Estou no 6 ano e tenho que ler esse livro se eu tiver que decoram os nomes dos personagens o nome das cidadãs estou e etc sshiii eu tô ******😩

    ResponderExcluir
  10. Alguém tem alguma cena digitada para contracenar na escola?

    ResponderExcluir